Estresse por calor é a carga de calor líquida à qual um trabalhador pode ser exposto a partir das contribuições combinadas de calor metabólico, fatores ambientais (isto é, temperatura do ar, umidade, movimento do ar e calor radiante) e requisitos de vestuário. O objetivo da avaliação ocupacional ao calor é manter a temperatura interna do corpo dentro + 1 °C do normal (37 °C) para a pessoa média.
Apresentamos abaixo 3 ferramentas para te auxiliar na avaliação: Calculadora: IBUTG (Conjunto de termômetros), Identificação da taxa metabólica e Calculadora: Exposição ocupacional ao calor (NHO 06). As duas primeiras ferramentas irão te auxiliar na realização do Calculo da exposição ocupacional ao calor, caso você já não tenha as informações sobre o IBUTG e sobre o valor da Taxa Metabolica de cada situação térmica.
A escolha do período de amostragem deve considerar os 60 minutos corridos de exposição que correspondam à condição de sobrecarga térmica mais desfavorável, por meio da análise conjunta do par de variáveis “condições térmicas do ambiente” e “atividades físicas desenvolvidas pelo trabalhador”, e não pela análise isolada de cada uma delas. A avaliação da exposição ocupacional ao calor deve ser realizada com base na metodologia e procedimentos descritos na Norma de Higiene Ocupacional NHO 06.